Em teoria não há consenso quanto à temperatura ideal para se consumir cada tipo de vinho. Mas, de um modo geral, podemos utilizar a seguinte tabela como guia:
Devemos ter em consideração ainda algumas regras:
– Nenhum vinho deverá ser servido acima dos 20ºC. A esta temperatura o álcool evapora com muita intensidade, tornando a sensação alcoólica preponderante, desequilibrando o vinho.
– A acidez confere frescor aos vinhos brancos. Desta forma, é imprescindível que a temperatura seja mais baixa, tendo sempre o cuidado de não arrefecer demasiado, de forma a anular os seus aromas.
– Os vinhos tintos, em geral, devem ser degustados a temperaturas mais elevadas do que os brancos, de modo a que os taninos não se revelem excessivamente adstringentes e amargos. Assim, em regra, quanto mais taninos tiver o vinho, mais elevada deverá ser a sua temperatura.
– Consumir os vinhos tintos à temperatura ambiente (chambré) não é uma verdade universal. Esta regra é válida para países mais frios (como França, por exemplo, o país onde nasceu o termo chambré), mas já não se aplica aos países de clima tropical, por exemplo.
– Quando o vinho tinto estiver com uma temperatura superior à que deve ser servida, poderá colocá-lo em um balde de gelo para o arrefecer e levar à temperatura ideal.
– Os vinhos doces requerem uma temperatura mais baixa na hora de serem consumidos, isto deve-se ao facto de que estes necessitam de uma acidez elevada para equilibrar os açúcares residuais.
– Um vinho que apresente aromas mais complexos deverá ser servido a temperaturas mais elevadas para permitir uma melhor apreciação dos seus aromas.
Agora que já é um expert quanto à temperatura ideal dos vinhos, visite a nossa loja online, escolha os seus vinhos favoritos e impressione na hora de os servir!