Como escolher o vinho para um jantar especial

Um jantar especial é um evento que pode ficar na memória por muitos e longos anos e convém que seja especial pelos melhores motivos. A decoração, a música, o tom de luz e a refeição certas são pormenores muito importantes, tal como o é a escolha do vinho.

Vinho espumante? Branco ou tinto? Se não sabe como escolher o vinho certo para a ocasião certa, podemos dar uma ajuda, para que os seus jantares sejam perfeitos.

Pedir opinião

Antes de se aventurar neste mundo imenso de cores e sabores, peça uma opinião a quem sabe. Quer nas lojas de especialidade, ou em grandes superfícies, vai encontrar pessoas que o podem ajudar e que, de acordo com a situação o podem aconselhar da melhor forma.

Ter um orçamento

Ter mais ou menos uma ideia do valor que pretende gastar, pode ajudar na sua escolha e também permite que não tenha a tentação de comprar vários vinhos para experimentar. Estabeleça um orçamento e decida dentro desse valor.

Não se foque apenas no preço

Porque muitas vezes ser mais caro não é sinónimo de maior qualidade; este deve ser apenas mais um indicador e não deve determinar a compra. Basta lembrar-se de que existem inúmeros vinhos premiados e com valores bastante acessíveis.

Leitura de rótulos

Esta leitura é muito importante, pois permite retirar algumas conclusões importantes. Os fatores aos quais deve estar mais atento são: a região de proveniência, a antiguidade, a variedade e o volume de álcool.

Dentro destes fatores vai poder retirar algumas conclusões que podem ser úteis. 

Vinhos de colheitas anteriores e de regiões mais específicas, podem indicar vinhos de maior qualidade. O tipo de uvas que foram utilizadas para fazer o vinho também são um indicador que pode ajudar, pois poderá perceber o tipo de combinações que resultam melhor para o seu paladar e para escolhas futuras. 

Quanto ao volume de álcool, por si só é um indicador de uvas mais maduras e sabores mais intensos.

Ter mais do que uma opção

Se tem muitas dúvidas de ter escolhido o vinho certo, pode recorrer a mais do que um para poder optar em caso de ser necessário. Uma possibilidade será servir um vinho branco mais leve, para as entradas, e um vinho tinto para acompanhar a refeição principal.

Escolher com base no prato principal da refeição

O vinho certo a acompanhar uma refeição pode tornar-se numa experiência inesquecível. Assim, determinados pratos podem tornar-se mais saborosos se forem acompanhados com um vinho específico. Por regra, pratos com sabores mais fortes, pedem vinhos mais encorpados, enquanto refeições com sabores menos intensos podem ser acompanhadas por vinhos mais leves.

Optar por produtos nacionais

Portugal está repleto de magníficos vinhos que são vendidos e que ganham prémios em todo o mundo. Os vinhos portugueses são reconhecidos no estrangeiro, onde são muito apreciados e valorizados. Ao comprar um vinho português está certamente a tomar uma boa decisão.

Muitas vezes a combinação perfeita está apenas no seu gosto pessoal e é muito importante descobrir qual é. Na Fernão Pó poderá escolher um vinho ideal para cada situação. Dispomos de diversos Eventos de Enoturismo onde pode disfrutar de uma prova de vinhos e conhecer melhor os vinhos da região.

Tenha experiências únicas e saboreie a genuína tradição. Na Fernão Pó sinta-se em casa, recebido por uma família dedicada ao vinho.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Decantar o Vinho

O ato de decantar o vinho é a passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente (de cristal ou vidro), designado por decanter ou decantador.

Contactos

Adega Fernão Pó
CCI 2402 Fernando Pó
2965-545 ÁGUAS DE MOURA | PORTUGAL
T: +351 265 995 423 | +351 919 312 525
E: enoturismo@fernaopo.pt