fbpx

O Vinho da Península de Setúbal

A Península de Setúbal é uma região com características muito específicas e únicas. A norte tem o rio Tejo a oeste o Oceano Atlântico e a sul o rio Sado. Estando muito próximo de Lisboa, é uma região com grandes explorações vitícolas e marcada por um crescente turismo ligado ao Wine Tours.

Esta região apresenta dois tipos de paisagens:

      1. Nas encostas da Serra da Arrábida, que protege a vinha dos ares do oceano Atlântico, num seu relevo mais inclinado com as vinhas plantadas entre os 100 e os 500 metros e em solos argilo-calcários.
      2. Em terras planas, raramente ultrapassando os 150 metros de altura, com suaves inclinações e, com terrenos de solos de areia, mas perfeitamente adaptados à produção da uva de grande qualidade. Este tipo de de terra vitícola representa na região 80% do total da região. 

O Clima

O clima da Península de Setúbal, é uma região com um clima mediterrânico temperado com Verões quentes e secos e Invernos amenos e chuvosos. Devida à proximidade do mar, tem uma humidade relativa média anual que se situa entre os 75% a 80%.

Denominações de Origem

A região da Península de Setúbal compreende duas Denominações de Origem (Palmela e Setúbal) e a designação de vinhos regionais Península de Setúbal.

As Castas

A maioria dos vinhos da região utilizam a casta Castelão na sua composição. Esta casta é tradicional desta zona, sendo que a legislação para a produção de vinhos DO, também obriga à utilização de uma percentagem elevada de Castelão. Como exemplo o DO de Palmela deverá ser constituído por 66,7% desta casta. Por vezes, a Castelão é misturada com a casta Alfrocheiro ou Trincadeira.

As castas brancas que são dominantes na região são a Fernão Pires, a Arinto e Moscatel de Setúbal, que é utilizada em vinhos brancos e também nos vinhos generosos da Denominação de Origem de Setúbal.

Também as características mais distintivas dos novos vinhos da Península de Setúbal são os aromas florais nos brancos e os sabores suaves a especiarias e frutos silvestres nos tintos.

Produzido a partir das casas de Moscatel e Moscatel Roxo, o vinho generoso de Setúbal é um dos mais antigos e famosos vinhos mundiais.

O Moscatel de Setúbal, quando envelhecido em barricas de carvalho, torna-se um vinho generoso único e de excelente qualidade. Composto por um aroma muito intenso, a flores de laranjeira, com sabor meloso e cheio, que evolui com a idade para notas de frutos secos, passas e café.

Produzidos em pequena quantidade, os vinhos licorosos produzidos através da casta Moscatel Roxo têm características similares ao Moscatel de Setúbal, sendo mais finos e apresentando aromas e sabores muito complexos de laranja amarga, passas de uva, figos e avelãs.

Artigos Relacionados

Ovos Andaluzes

O nosso Enólogo, João Palhoça, dá-lhe a sua receita para confecionar Ovos andaluzes!

Bem vindo à Fernão Pó Adega.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Fernão Pó Winery.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.

Contactos

Adega Fernão Pó
CCI 2402 Fernando Pó
2965-545 ÁGUAS DE MOURA | PORTUGAL
T: +351 265 995 423 | +351 919 312 525
E: enoturismo@fernaopo.pt