Família & Tradição

Por volta de 1950, foi construído este “Monte”, após o casamento de Delmira Marques D'Almeida e Aníbal da Silva Freitas, no terreno de herança da família Freitas. Primeiro foi erguida a habitação, depois a adega.

Um cantinho
de memórias

Desde sempre, vi o meu pai dedicado à vinha e à produção de vinho, que orgulhosamente partilhava nos convívios de amigos. Hoje, nós: filha, genro e netos com a mesma paixão. A minha mãe cuidava primorosamente da casa da família, das nossas roupas, algumas confecionadas por ela própria, e da nossa alimentação, era uma cozinheira de mão cheia!

Toda a produção de vinho era vendida a granel, mas em 1990 foi registada a marca “Fernão Pó”, tendo sido a primeira adega da região com marca própria. Mais tarde faz-se o primeiro engarrafamento e o desenvolvimento comercial da marca.

Com o falecimento de Aníbal da Silva Freitas demos continuidade à empresa e lançámos a marca “ASF”: as iniciais do nome dele como homenagem ao trabalho e dedicação de toda a vida, a nossa marca de “emoções” como lhe chamamos. Em 2015, nasce o projeto de enoturismo onde partilhamos a nossa história, o trabalho em família e o saber que nos foi transmitido e que aperfeiçoamos até hoje.

Com o falecimento de Delmira (a mãe) iniciámos a Delmira Vineyard House: um alojamento que surgiu de uma vontade de partilhar a casa da família onde vivemos e crescemos, um lugar que consideramos especial e de que tanto gostamos! Mantemos quase todos os móveis, as peças e utensílios usados por Delmira, uma forma de dar a conhecer os usos e costumes de uma família tipicamente rural com o desejo de que os hóspedes se sintam realmente em casa.
Isabel Palhoça

Um legado,
a mesma paixão