“O vinho é uma bebida excelente para o homem, tanto sadio como doente, desde que usado adequadamente, de maneira moderada e conforme o seu temperamento.”
Hipócrates
O conhecimento sobre os benefícios dos antioxidantes presentes no vinho não é recente. Há mais de dois mil anos, já Hipócrates o dizia. Desde então, os efeitos medicinais do vinho ganharam verdade científica e a bebida recebeu o estatuto de alimento funcional. Isto quer dizer que o seu consumo traz benefícios à saúde, sobretudo pela presença de substâncias antioxidantes que promovem a longevidade.
O que são antioxidantes?
A oxidação é um processo químico natural que ocorre diariamente no interior de nossas células. O resultado é a formação de radicais livres: pequenas moléculas instáveis que atacam diversos componentes celulares, causando danos no organismo e promovendo o desenvolvimento de doenças.
Além de criar as suas próprias defesas contra os radicais livres, o nosso corpo também adquire antioxidantes protetores por meio da alimentação. Estas substâncias são encontradas, principalmente, em alimentos de origem vegetal. A cenoura, os espinafres, o chá verde, o chocolate e o vinho, por exemplo, são importantes fontes de antioxidantes.
Quais são os benefícios dos antioxidantes do vinho?
Os poderes antioxidantes do vinho concentram-se, principalmente, nos polifenóis, substâncias que têm origem nas cascas e nas sementes das uvas. Por isso, devido às diferenças no processo de fabricação dos vinhos, os tintos são mais ricos em polifenóis e apresentam ação antioxidante até 10 vezes superior aos brancos.
O resveratrol é o polifenol mais estudado presente no vinho. Os seus benefícios para a saúde são sistémicos e incluem:
- prevenção da oxidação do LDL, o “colesterol mau”, levando à redução na formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos;
- diminuição da pressão arterial devido ao estímulo na produção de óxido nítrico, um vasodilatador produzido por nosso organismo;
- redução da atividade inflamatória associada à aterosclerose;
- aumento da captação da glicose pelos tecidos, reduzindo a glicémia.
Por estas razões, o vinho é tido como uma bebida que contribui para a saúde cardiovascular. O consumo moderado de vinho está relacionado o menor risco para doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Quais são os outros benefícios que o vinho pode proporcionar?
Para além dos polifenóis, o álcool presente no vinho também contribui para a saúde do coração. A ingestão moderada de etanol promove aumento relevante do HDL, o “bom colesterol”. Até agora, não foi desesnvolvido nenhum medicamento com essa capacidade.
Para extrair ainda mais benefícios do vinho, o ideal é ingerir um copo de vinho às refeições. Afinal, ele também é capaz de estimular o funcionamento da vesícula biliar e melhorar a digestão.
Mas não é só a saúde física que se aproveita dos efeitos positivos do vinho. Os benefícios aparecem também no bem-estar psicológico. Uma garrafa é capaz de unir amigos, incentivar conversas e encontros, além de facilitar o relaxamento após um dia de stress.
No entanto, é preciso ter em mente que todo o potencial benéfico se perde quando as quantidades de álcool ingeridas são exageradas. Com moderação, o vinho pode ser incluído numa vida saudável ao lado da alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas.
Ficou com vontade de beber um bom vinho? Agora já tem a razão perfeita para o fazer: a sua saúde! Adquira já os seus vinhos preferidos na nossa loja online!