O vinho faz parte da vida, cultura e dieta dos europeus, existindo referências que indicam que a primeira produção de vinho ocorreu à aproximadamente 6500 anos nas atuais Bulgária e Grécia.
É muito mais do que uma simples bebida, é um símbolo cultural duradouro da vida europeia e Portuguesa em particular.
Trazido pelos Fenícios, Cartagineses, Gregos e principalmente Romanos, os vinhos Portugueses, são o resultado de uma sucessão de tradições que cada civilização acrescentou à história da Península Ibérica e em particular a Portugal.
Ao longo dos tempos o papel do vinho foi evoluído, passando de uma importante fonte nutritiva para um complemento cultural da comida e do convívio, compatível com um estilo de vida particular e saudável.
Também a arte da viticultura foi evoluindo, mas as tradições com ênfase nas origens, na terra, na herança e viticultura foram sendo cada vez mais valorizadas.
Mas o vinho tende a estar associado à gastronomia, à história, aos produtos locais de qualidade e aos ambientes sociais dignos.
Sendo o vinho tudo isto e muito mais, existe uma cerimónia que se realiza antes de se servir um verdadeiro e irresistível “néctar dos deuses” – chama-se decantar o vinho.
O QUE É DECANTAR O VINHO?
O ato de decantar o vinho é a passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente (de cristal ou vidro), designado por decanter ou decantador.
Normalmente, a decantação do vinho é feita exclusivamente em vinhos tintos, beneficiando-os de duas formas:
- Elimina as borras que se acumularam, em especial nos vinhos velhos que estão engarrafados há vários anos;
- Permite que o vinho “respire”, melhorando a sua oxigenação, permitindo uma total libertação dos aromas contidos numa garrafa, contribuindo positivamente para o seu paladar.
Com um acessório muito próprio, é feito por três importantes motivos, um dos quais, potenciar a sua degustação!
VINHO TINTO JOVEM
O processo de decantação do vinho varia conforme se é mais velho ou mais jovem.
Nos vinhos mais jovens, a decantação suaviza os taninos presentes no vinho, que normalmente são ásperos, secos e adstringentes.
Por norma, estes vinhos têm um nível de acidez alto, dado que não tiveram tempo de amadurecer.
DECANTAR VINHO TINTO JOVEM
- Deverá verter o conteúdo da garrafa no decantador num gesto único contínuo;
- O processo de decantação deverá ser efetuado cerca de uma a duas horas antes do vinho ser servido;
- Coloque a garrafa original vazia ao lado do decantador, de forma a que se possa identificar o vinho.
DECANTAR VINHO TINTO VELHO
- Um ou dois dias antes de consumir o vinho tinto velho, deverá colocar a garrafa numa posição vertical, de forma a que os depósitos se concentrem no fundo;
- O processo de decantação deverá ser efetuado cerca de meia hora antes do vinho ser servido, na medida em que acelera a evaporação dos aromas;
- Após a abertura da garrafa, limpe o gargalo retirando os resíduos e comece a verter o vinho para o decantador;
- Depois coloque uma vela acesa ou uma fonte de luz junto do gargalho, certificando-se que não deita borras no decantador;
- Verta tudo de uma só vez, parando apenas quando aparecerem os primeiros resíduos no gargalo;
- Coloque a garrafa original vazia ao lado do decantador, de forma a que se possa identificar o vinho.
+ DICAS
- Não sendo obrigatório decantar todas as garrafas de vinho que consumir, é aconselhável sempre que existem partículas do depósito fazê-lo, porque ao mais pequeno movimento, o vinho puro vai misturar-se com a borra;
- Somente abrir e retirar a rolha da garrafa não permite a respiração mais adequada do vinho, porque somente o líquido que se encontra próximo do gargalo é que está em contacto com o ar;
- Uma técnica possível de decantação rápida: colocar um pano branco e fino sobre a abertura do decantador e verta posteriormente o vinho através do mesmo e, deverá parar quando surgirem os primeiros sinais de borra.
- O vinho de qualidade continuará a desenvolver-se e a libertar-se dentro do copo, por isso, faça um brinde e boa degustação…