fbpx

Percurso Pedestre Jardins de Vinhas

Fernando Pó – Poceirão

Este é um percurso envolvido pelo silêncio. Um silêncio cheio de notas que estimula a nossa perceção da paisagem. Deixe-se contagiar. Contemple, vibre a cada passo. Detenha o olhar nas videiras que a cada altura do ano ganham diferentes cores e parta à descoberta dos Jardins de Vinhas. Ao longo do caminho encontrará varias adegas onde pode agendar uma visita guiada.

É nestes jardins de vinhas que nasce o primeiro percurso pedestre e ciclável, de índole enoturística, na Península de Setúbal – a Pequena Rota “Jardins de Vinhas”.

Ao longo dos seus 11,5 km, entre a vinha e o montado de sobro, este percurso oferece uma visita de descoberta à marcante paisagem de Fernando Pó. Enquanto caminha entre o vinhedo, ouça e observe as aves que aqui habitam… Trepadeiras Azuis, Gaios, Chamarizes, Pintassilgos, Verdilhões e Chapins- Reais, entre outras.

Esta Pequena Rota pode ser iniciada em qualquer uma das adegas, sendo circular e adequada a ambos os sentidos. Com sinalética informativa, permite um passeio em segurança pelos trilhos assinalados, onde é ainda possível travar conhecimento com as várias castas caraterísticas desta região vinícola.

Associe a descoberta deste percurso às notas vínicas que estimulam os sentidos, através da marcação de uma visita guiada às adegas identificadas ao longo destes “Jardins de Vinhas”.

Descarregar Mapa -> PDF

Mapa interativo: http://sig.cm-palmela.pt/palmelaturismo/jardinsdevinha/index.html

Ficha Técnica:

• Nome do Percurso: Percurso Pedestre Jardins de Vinhas
  • Localização e Região: Fernando Pó | União de Freguesias de Poceirão e Marateca
  • Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR), Circular, Temática, Pedestre e Ciclável
  • Pontos de Partida e de Chegada: Fernão Pó Adega | 38.64251, -8.69150

Pontos de Interesse:

• Adegas: Casa Dupó, Casa Ermelinda Freitas, Fernão Pó Adega, Filipe Palhoça Vinhos, Quinta do Monte Alegre.
  • Natureza: Montado de Sobro, Vinhas, Sobreiro de Águas de Moura.
  • Mais: Sociedade Cultural e Recreativa de Fernando Pó.
  • Distância: 11,5 km
  • Duração: 3h00
  • Desníveis Acumulados: 46 metros
  • Altitude Máxima: 59 metros
  • Altitude Mínima: 34 metros
  • Grau de Dificuldade: II (I -V)
  • Época Aconselhada: Todo o ano; durante os meses de calor aconselha-se que seja realizado ao amanhecer ou ao entardecer, evitando a exposição ao sol e calor.

Como Chegar: De carro, comboio (CP) ou de bicicleta

De carro de Palmela:

Na N 379, no sentido Palmela – Setúbal, chegada a primeira rotunda seguir em frente em direção a Setúbal, passa a segunda rotunda em direção a Setúbal (N252), virando no entroncamento à esquerda, em direção a Poceirão, Estação e Kartódromo. Siga sempre em frente até ao entroncamento, virando à esquerda em direção a Poceirão e Kartódromo. Continue sempre em frente em direção a Poceirão, passando por Lau e Lagameças. Na reta de acesso à localidade, encontra a adega no lado direito.

De Carro de Lisboa:

A partir das zonas Centro e Norte de Portugal, deve atravessar a Ponte 25 de Abril ou a Ponte Vasco da Gama, percorrendo as autoestradas A2 ou A12, respetivamente.

Vindo do Sul, siga a autoestrada A2. De Évora ou Badajoz, utilize a autoestrada A6, atravessando o Alto Alentejo e seguindo pela A2.

Na Fernão Pó tem ao seu dispor experiências de Enoturismo, nas quais poderá efetuar provas de vinhos, comprovando por si as diferentes alterações de cor de Vinhos Tintos.

Sugestão de Visitação:

Sugere-se o início do percurso pedestre em Fernando Pó, uma aldeia vinhateira de forte tradição vinícola, onde as vinhas e produção de vinhos dão o mote para o início do percurso “Jardins de Vinhas”, iniciando com uma visita à Fernão Pó Adega para conhecer um pouco mais da tradição vinícola da região.

Um pouco mais à frente, tem também a opção de conhecer a adega Casa Dupó  para uma visita guiada ou uma prova de vinho.

Seguindo as indicações do percurso pedestre, passa por vinhedos e aceiros e também uma zona de Montado, chegando assim a Poceirão. A próxima paragem sugerida é a adega Filipe Palhoça Vinhos, onde pode fazer uma prova de Moscatel de Setúbal.

Retornando o percurso em direção a Fernando Pó, finalize com uma visita guiada à Casa Ermelinda Freitas, para recuperar as energias.

O percurso tem ainda uma outra sugestão de visita, que o leva de visita à Quinta do Monte Alegre.

Visitas guiadas nas adegas, com prova de vinhos e possibilidade de degustação de produtos regionais.

Reserva prévia necessária.

Reserva através da Rota de Vinhos da Península de Setúbal:

Casa Mãe da Rota de Vinhos:
+351 212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com

Reserva diretamente com as adegas:

Casa Dupó

(+351) 265 098 333 | 938 310 627

info@quintadomontealegre.pt

www.quintadomontealegre.pt

• Para alcançar esta adega, que se encontra fora do percurso sinalizado, sugerimos que se desloque de carro ou de bicicleta.

Informações úteis:
Posto Municipal de Turismo de Palmela:
+351 212 332 122

Conheça o mapa interativo: http://sig.cm-palmela.pt/palmelaturismo/jardinsdevinha/index.html

Artigos Relacionados

Como harmonizar Queijos e Vinhos

Queijos e vinhos são uma combinação sofisticada e que atrai muitos olhares. Porém, esta combinação não é tão simples quanto pode parecer.

Bem vindo à Fernão Pó Adega.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Fernão Pó Winery.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.

Contactos

Adega Fernão Pó
CCI 2402 Fernando Pó
2965-545 ÁGUAS DE MOURA | PORTUGAL
T: +351 265 995 423 * | +351 919 312 525 **
E: enoturismo@fernaopo.pt

* Chamada para a rede fixa nacional

** Chamada para a rede móvel nacional